Centenário de nascimento do ministro Djaci Falcão é celebrado em sessão solene e exposição no STF

 In STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão solene nesta quinta-feira (21), às 17h, em homenagem ao centenário de nascimento do ministro Djaci Falcão. Após a solenidade, será aberta, no Hall dos Bustos, no edifício sede do STF, exposição que reúne fotos e documentos do ministro homenageado.

A celebração marca a retomada das exposições comemorativas organizadas pela Secretaria de Documentação do STF sobre centenários de nascimento de ministros da Suprema Corte. O ministro Djaci Falcão nasceu em 4 de agosto de 1919 e faleceu, de causas naturais, no dia 26 de janeiro de 2012.

Perfil

Natural da cidade de Monteiro, na Paraíba, Djaci Falcão foi ministro do Supremo Tribunal Federal por 22 anos, e ocupou a cadeira de número sete. Ele assumiu o cargo em 22 de fevereiro de 1967, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Antônio Martins Vilas Boas, e nele permaneceu até 26 de janeiro de 1989, quando foi sucedido pelo ministro Paulo Brossard. Presidiu a Suprema Corte no biênio de 1975/1977 e, pouco antes, também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Graduado pela Faculdade de Direito do Recife, Djaci Falcão chegou à Presidência de todos os tribunais que integrou ao longo de sua vida na magistratura, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) e o Tribunal Regional Eleitoral do mesmo estado (TRE-PE).

AR/EH

Source: STF

Recent Posts