STF vai sediar abertura do Seminário das Altas Cortes do BRICS nesta quinta (24)

 In STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai sediar, nesta quinta-feira (24), a abertura do Seminário das Altas Cortes do BRICS. O evento tem como tema “Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial: boas práticas, oportunidades e desafios para o Judiciário”. As palestras acontecem no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das 9h30 de sexta-feira (25). Já foram confirmadas as presenças dos presidentes e vice-presidentes das Altas Cortes da África do Sul, da China e da Rússia.

O seminário é precursor da XI Cúpula do grupo, que acontecerá em novembro no Brasil e está sendo organizada pelo governo brasileiro. Juntamente com o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul compõem o grupo cuja sigla foi criada pelo mercado financeiro em 2006 para identificar as cinco economias emergentes.

Programação

Na abertura do evento, nesta quinta-feira, os representantes das cortes participantes serão recepcionados, juntamente com outras autoridades brasileiras, às 18h, no Salão Branco do STF.

A palestra inaugural será realizada na manhã da sexta-feira (25), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Dias Toffoli vai apresentar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para dar transparência e celeridade aos julgamentos e que têm atraído a atenção de outros países. Em encontros e palestras realizados nos Estados Unidos, Itália, Israel, Argentina e Inglaterra, por exemplo, o presidente do STF já apresentou os desafios e sucessos alcançados pelo Supremo com a utilização de ambientes virtuais e inteligência artificial.

Na sequência da programação, também no TSE, serão realizados painéis sobre uso da tecnologia da informação no Judiciário da Rússia e sobre os desafios e o desenvolvimento de infraestrutura de tecnologia da informação nos Judiciários da China e da África do Sul.

Credenciamento de imprensa

O credenciamento dos profissionais de imprensa para a cobertura do seminário, no TSE, pode ser feito por meio do email credenciamento.imprensa@stf.jus.br, com o envio das seguintes informações: veículo de comunicação, nome do profissional, RG, CPF, telefone de contato da empresa, celular e email do jornalista. Mais informações pelo telefone (61) 3217-4480.

Source: STF

Recent Posts